segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Reprograme o automático, a rua está fechada

O motorista do carro atravessado no meio da estrada
ainda está no automático
Imagine: há anos você faz o mesmo caminho, atravessa a mesma estrada, sobe pela mesma rua. De repente, você dá de frente com uma placa: contramão!
E, aí? Como fica seu processo mental? Lembre-se que está parado no meio de uma estrada.
A mente humana automatiza ações repetitivas. Quando se depara com uma placa "contramão", no caminho que já estava automático...fica burra. 
Já quem muda a placa tem outro processo automático: o de mudar placas, mudar mãos, fechar, abrir, quebrar, às vezes até consertar. Enfim, outra visão da questão. E o que fazer?
Fecharam a entrada da rua Mauá, acesso para o Jardim Boa Vista, Jardim Vitória e Vila Gertrudes, em Caieiras, na região que, genericamente chamamos de Serpa, e não contaram por onde e, de que forma, os moradores deveriam entrar. Sabe aquela placa de "retorno à frente" ou algo assim? Então, não tem. 
Pronto, um monte de gente atrapalhada e completamente perdida.
O lado bom disso é que comerciantes locais e moradores se uniram e solicitaram uma reunião com o Prefeito. Um vereador organizou o encontro. O prefeito chamou os servidores envolvidos nas decisões sobre o assunto e marcou uma reunião rapidamente. E aí entro eu, representando os moradores (não fui como jornalista).
A reunião aconteceu no dia 9 e começou por volta das 18 horas. Para mim, isso demonstra boa vontade em ouvir, sem as interrupções do expediente e a pressa de acabar. Gostei.
Estavam em torno da mesa eu, meu marido, três comerciantes e o poder público: prefeito, vereador, responsáveis pela segurança pública, pelo trânsito e obras. Éramos umas 10 pessoas.
Nossa conversa durou mais de uma hora. Foi organizada, focada e direta. Falamos do acesso ao bairro e aproveitamos para abordar problemas de segurança.
A velha inflexibilidade do DER
Ouvimos que, sobre o acesso, não há muito o que fazer, pois é o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) que define essas questões e eles são inflexíveis. Existe a possibilidade de, um dia (...um dia...) esse trecho do Serpa ser municipalizado. Mas, tenho minhas dúvidas, pois ouço essa história desde criança e deve ser uma coisa tão chata para se brigar, que fica mais fácil buscar soluções paleativas e emergenciais.
A possibilidade, agora, para quem está na via sentido Franco da Rocha, é passar pelo trevo, lamentar e entrar na próxima rua à esquerda. Ah, não sei o nome dela, pois foi mudado recentemente. Mas é a rua de fronte à E.E. Dr. Nelson Manzanares, no km 37, da Rodovia Tancredo Neves.
O bom é que o motorista passa a ter uma melhor visão da estrada. O ruim é que a conversão ficou em 90° e há um calombo bem na entrada da rua. Nossas autoridades prometeram ajustar isso tudo e acredito que o farão o quanto antes.
Aliás, esse acerto e algumas melhorias para o Serpa foram anunciadas na reunião. Mas, a questão da segurança ainda está longe do ideal. As explicações são as mesmas, que também ouvi a vida inteira. Não creio que sejam mentirosas, mas penso que poderiam mudar, considerando que Caieiras é uma cidade pequena, com uma grande arrecadação.
Pouco efetivo, pouco recurso, pouca verba são reais. Mas, sabemos que todo novo mandato municipal, leva para a prefeitura um monte de gente nova, geralmente ocupando cargos de assessoria e recebendo salários que não ganhariam no setor privado. Já, para segurança, saúde e educação a realidade pouco se altera a cada quatro anos.
Disque Denúncia - 181
Essa realidade pouco muda porque nós, eleitores, somos acomodados. Não cobramos, não sugerimos, não participamos, não ajudamos (também temos que ajudar sim) E, aí, acontece o que vemos hoje em todo o país: serviços básicos públicos precários e sem qualidade.
Reflexão à parte. Gostei de uma outra coisa que ouvi na reunião. 
Para driblar a velha história do pequeno efetivo e pouco recurso da nossa polícia, temos o Disque Denúncia. Você sabia que se ligar para esse serviço, que lhe garante absoluto sigilo, e fizer uma denúncia, o delegado local tem até 72 horas para investigar e posicionar o Comando da Polícia?
Eu não imaginava que o serviço é tão eficaz. Mas, é. Então, anota aí: 181 é o número para denunciar "noias", pontos de tráfico, receptadores de mercadorias roubadas etc etc.
Minha crença
Acredito na boa vontade do poder público em acertar essa situação no Serpa rapidamente.
Acredito que esses dois primeiros anos de mandato do atual prefeito serviram para pagar contas e arrumar a casa e que nos próximos dois teremos boas entregas, boas notícias para a cidade. 
Posso estar fazendo o jogo do contente. Mas, se não acreditar em quem se dispõe a comandar e a organizar uma cidade e em quem está sendo pago para pensar em soluções que sejam boas para a maior parte das pessoas da comunidade, vou acreditar em que? 

Nenhum comentário: