segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A música do meu dia (20/01/2014)

Sabe aqueles dias em que você acorda feliz, porque tudo é bom, tudo está bom e a noite anterior foi de um amor perfeito? 

Nesses dias acordo cantando, porque adoro música. Pena não saber cantar tão bem e nunca conhecer a letra toda, porque fico repetindo e repetindo o mesmo trecho. 

Hoje, por exemplo, o trecho é "O meu amor tem um jeito manso que é seu"... 

Esse Chico Buarque foi primoroso na descrição de um amor bandido, que inebria e vicia. E eu quero ouvir a música inteira, só pra ter certeza se a letra retrata o que sinto agora... e ela cai como uma luva e eu preciso registrar isso, preciso contar pro mundo que essa música é linda, só pro meu amor saber que estou dizendo: "Eu sou sua menina, viu? (você) ele é o meu rapaz. Meu corpo é testemunha do bem que (você) ele me faz".


Coisa de jornalista


Investigando um pouquinho, nessa bendita internet, acho o link do Chico cantando, com aquela voz estranha e incrível, como se fosse a mulher tão satisfeita de tanto amor: http://letras.mus.br/chico-buarque/45155/.

Mais uma busca e encontro uma interpretação brilhante de Caetano Veloso e Ivete Sangalo, uma coisa assim... linda: http://letras.mus.br/ivete-sangalo/o-meu-amor/. E fica ainda mais perfeita: duas vozes, a batida do bolero e a paixão que pulsa no meu peito dão o tom pro meu amor!

Só que agora eu quero saber um pouco mais e encontro a interpretação de Elba Ramalho (Lúcia), Marieta Severo (Teresinha) e Otávio Augusto (Max Overseas), num especial de 25 anos da Rede Bandeirantes, em 1992: http://www.youtube.com/watch?v=zxr5nn-UGHg. A cena reproduz trecho da peça Ópera do malandro, de Chico Buarque, de 1977/1978.

Pronto, fechado o círculo. Descubro o que eu já deveria ter desconfiado ou sabido, se tivesse assistido a Ópera do malandro: a música é a descrição do amante de duas (ou mais) mulheres, que, apesar da traição, ainda são loucas por esse amor que tem um jeito manso que é só dele...




O meu amor

Chico Buarque/1977-1978
Para a peça Ópera do malandro, de Chico Buarque
Teresinha:O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
E que me deixa louca
Quando me beija a boca
A minha pele toda fica arrepiada
E me beija com calma e fundo
Até minh'alma se sentir beijada, ai
Lúcia:O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
Que rouba os meus sentidos
Viola os meus ouvidos
Com tantos segredos lindos e indecentes
Depois brinca comigo
Ri do meu umbigo
E me crava os dentes, ai
As duas:Eu sou sua menina, viu?
E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha
Do bem que ele me faz
Lúcia:O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
De me deixar maluca
Quando me roça a nuca
E quase me machuca com a barba malfeita
E de pousar as coxas entre as minhas coxas
Quando ele se deita, ai
Teresinha:O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
De me fazer rodeios
De me beijar os seios
Me beijar o ventre
E me deixar em brasa
Desfruta do meu corpo
Como se o meu corpo fosse a sua casa, ai
A duas:Eu sou sua menina, viu?
E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha
Do bem que ele me faz

Nenhum comentário: